Por que precisamos conhecer nossos valores?

Os valores são características, comportamentos e princípios que nos definem, nos guiam e motivam em nossas tomadas de decisão.

Primeiramente, cada um de nós possuímos os nossos e eles podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Buscamos agir em sintonia com cada um deles. Quando não, nos causa grande decepção e um sentimento de vazio.

Portanto, conhecer nossos valores é muito importante e exige autoconhecimento. Além de ajudar a definir nossos objetivos e conquistas. Encontrar pessoas e empresas com os mesmos princípios podem acelerar ainda mais esse processo.

Hoje quero apresentar os 5 principais valores da OW que nos guiam ao nosso propósito, desde o início da empresa e até hoje.

Tanto na hora de compor o nosso time, fechar grandes projetos ou atingir nossos objetivos de curto e longo prazo.

Responsabilidade – Comprometimento, confiabilidade e responsabilidade nos atos.

A princípio, ter responsabilidade é o ato de assumir um compromisso e responder pelos efeitos e consequências. Na OW assumimos compromissos e respeitamos cada um deles. Seja com clientes, projetos ou colaboradores.

Temos processos internos muito bem definidos e organizados, que foram criados tendo a responsabilidade como linha base. Parece muito simples, porém acreditamos que esse princípio nos leva a confiança e compromisso.

Ser responsável é inclusive saber dizer não ou não sei, e é aí que chegamos no nosso segundo valor:

Proatividade – Identificação de soluções, dedicação, iniciativas nas tomadas de decisões.

Esse valor está muito ligado ao primeiro. A fim de que, ser proativo é assumir responsabilidades, atuar de forma ativa perante situações evitando ou resolvendo problemas.

Assumir um compromisso e ser proativo é buscar soluções, trazer ideias, ir além das obrigações e fazer acontecer. Isto é, não importa o quão difícil ou impossível pareça ser, agir é melhor do que reclamar.

Esse valor tem grande significado pra nós, pois acreditamos que cada pessoa é líder de si mesma. Ou seja, é protagonista da sua própria vida e a proatividade permite aprender, evoluir e crescer.

Além disso, ser proativo, traz consigo um grande senso de responsabilidade. Ter um time com esses princípios nos leva ao próximo valor da OW:

Espírito de equipe – colaborativismo é o combustível da inteligência coletiva para resultados de projetos com mais qualidade.

Acreditamos que sozinho se chega mais rápido, mas juntos chegamos mais longe. Isto é, trabalhar em conjunto e de forma colaborativa é essencial para atingir grandes objetivos.

A soma e união das diferentes experiências, atitudes e talentos é o que torna possível alcançar resultados acima da média.

Unindo com os dois primeiros valores, o espírito de equipe nos mostra que é preciso pensar além do nosso cargo e função, levando em conta as responsabilidades e ações perante o todo e ao grupo.

Para conquistar um ambiente colaborativo precisamos falar do nosso próximo princípio:

Ética e respeito – Integridade e coerência nas negociações, respeito ao próximo

Seguindo a premissa básica de não se fazer com os outros o que você não gostaria que fizessem com você. Ter uma conduta ética e de respeito é tratar as pessoas como pessoas e ter empatia. Buscar entender outros pontos de vista, as diferenças e qualidade de cada um. 

Um ambiente que busca o espírito de equipe e responsabilidade, deve exigir e preservar esses princípios básicos.

O resultado da soma de todos esses valores descritos, é o nosso quinto e último princípio:

Qualidade – Busca contínua por excelência, atendendo ou excedendo as expectativas de um projeto.

Qualidade possui diversas definições. Mas aqui nada mais é do que a consequência de todos os quatro primeiros princípios. Onde buscamos com: responsabilidade, proatividade, espírito de equipe e ética e respeito, obter o melhor de cada um para entregar ótimos resultados e ser melhor do que ontem. Não só em relação aos processos e metas, mas também como pessoas.

Conclusão

Na OW acreditamos muito nas pessoas e o foco principal é que todos tenham em comum os mesmos valores.

Dessa forma conseguimos, mesmo com um time pequeno, atingir grandes metas.

Todos estes valores podem ser incorporados em sua vida pessoal ou em sua carreira e te ajudarão a alcançar seus resultados.

Mas é muito importante que cada um conheça seus próprios princípios, o que faz mais sentido pra você e alinhá-los aos seus objetivos de vida.

Deixe um comentário